quarta-feira, 21 de março de 2012

"Here's Johnny!" - O Iluminado

Baseado no romance de Stephen King, O Iluminado é uma incrível obra adaptada que sofreu severas críticas. Dirigido por Stanley Kubrick o filme narra a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), que aceita o trabalho de zelador de um imenso hotel durante a baixa temporada - época de fortes nevascas. Nesse tempo, ele tenta escrever o seu livro, mas um passado sombrio do hotel começa a aterrorizar a família e afetar a sanidade de todos. 
Apesar das duras críticas - até do próprio S. King - O Iluminado virou um dos meus favoritos. A começar pela cenografia. O cenário é amplo, construído em locação - tirando as cenas externas. Os espaços são grandes e somado ao clima pesado, deixa tudo mais perturbador. A fotografia nos dá a sensação de solidão, aproveitando os grandes espaços as tomadas mostram o vazio do lugar e, a trilha, nos deixa em estado de alerta durante toda história. Um diferencial desse filme é o recurso da Steady Cam - um equipamento que redução a trepidação da câmera em cenas que ela é levada nas mãos. É notável o uso dessa tecnologia na parte final onde Jack e seu filho Danny correm dentro do labirinto.

O Iluminado não é um filme com sustos. Ele vai além dos clichês do terror. O longa nos coloca dentro da mente de cada personagem, fazendo-nos viver suas loucuras e temores. Em certas partes a definição da realidade é subjetiva. Como na cena que Jack vai ao bar do hotel reviver seu vício e que encontra o ex zelador, ou quando Danny encontra as gêmeas no corredor.
Apesar de ter concorrido ao Framboesa de Ouro em algumas categorias, O Iluminado tornou-se um clássico. Jack Nicholson abrilhanta a obra com suas caras e frases marcantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.