domingo, 26 de fevereiro de 2012

O nerd que virou o jogo - Moneyball


Me pergunto, porquê na hora de traduzir o nome de filmes eles complicam. O Homem que virou o jogo - tradução de Moneyball - é sobre um time de baseball não tão bom assim, que aos poucos, graças a teimosia de Billy (Brad Pitt) consegue algumas vitórias. Como arma secreta, Billy Beane tem a ajuda do recém formado em economia Peter (Jonah Hill), que criou um método matemático para avaliar desempenho dos jogadores.
Na trama, o diferencial fica por conta do baseado em fatos reais. O longa não se detém a mostrar somente jogos, mas o detrás. Negociações e jogos de interesse que acontecem.
A atuação de Brad Pitt e Jonah são ótimas, sendo que, juntos eles aparecem em quase todo filme. O núcleo secundário é mal explorado, com histórias mal desenvolvidas. Na minha opinião, a personagem Casey Beane (Kerris Dorsey) poderia ter sido mais explorada, do que além cantar música bonita.
O ponto fraco da história é não ser atrativa para a maioria dos brasileiros. Não temos proximidade com o esporte e torna-se difícil entender certas peculiaridades, regras e termos...

Ainda sobre o filme, tem-se a crítica da mecanização do esporte. Onde o fator humano é deixado de lado e jogadores viram apenas números.O que normal nos dias de hoje. Além disso, os super salários são discutidos.
É questionável (assim como Cavalo de Guerra) esse filme estar entre os melhores do ano, imagino que seja mais questão cultural norte-americana do que qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.