domingo, 26 de fevereiro de 2012

Silêncio - O Artista

Filmes franceses sempre me encantam, não pelo "glamour" do fato de ser francês, mas pela cultura e inteligência que eles conseguem comandar um filme. O Artista, apesar de francês, foi rodado todo nos EUA, o que, na minha opinião, tirou um pouco daquele ar europeu de cinema.

Concorrendo ao Oscar de melhor filme, O Artista, traz uma trama diferente do mainstream atual, com 3D e milhões de efeitos especiais. Modesto, ele oferece um filme em P&B em formato estranho (igual ao dos filmes antigos), sem esquecer o fato de ser mudo.

Com todos esses diferenciais o filme é sobre um ator de filmes mudos que se vê encurralado e inapto aos filmes com som. Isso me lembrou muito o filme Cantando na Chuva, que tem o fato de uma atriz de filmes mudo, ter a voz muito feia para filmes falados. Não só isso me lembrou o Singing in the Rain, até a cena do sapateado me levou de volta aos anos 50.
N'O Artista uma sacada muito interessante do roteirista foi misturar a ficção e realidade do protagonista George Valentin (Jean Dujardin). Mesmo enquanto não está atuando, a vida de George é muda, isso só troca a partir do momento que ele decide aceitar o novo cinema.

Um alto desse filme, além de todas essas diferenças, é a trilha sonora. Para segurar o espectador durante 1h30min, assistindo um filme sem fala só com uma trilha incrível. O Artista tira isso de letra. O tempo passa e você não se dá conta que hora já se passou. De época, a trilha é toda orquestrada e, o filme faz questão de relembrar, antigamente era ao vivo. Ludovic Bource, o compositor da trilha, recebeu há pouco o Globo de Ouro e o Bafta de melhor trilha sonora, ou seja, candidato de peso ao Oscar.

Além dos principais George e Peppy Miller (Bérénice Bejo), há a participação de um cachorrinho, típico de filmes antigos, que também recebeu o "Oscars" animal. Coleira de ouro como melhor cachorro.
A homenagem ao cinema antigo, a crítica ao estrelismo e as atuações brilhantes fazem o filme de 15 milhões de dólares ser o favorito para o Oscar de melhor filme de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.